Free Flower Color Change1 Cursors at www.totallyfreecursors.com

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O segredo do crescimento do meu cabelo


Olá meninas!
   Hoje venho falar sobre um segredo que faço para o meu cabelo crescer e fortalecê-lo.
   Todos sabemos que não basta apenas usar produtos bons, fazer escova (seja progressiva, marroquina e afins) e frequentar um bom salão. Tudo isso é necessário, mas não o suficiente.
   Para termos um cabelo realmente bonito e saudável precisamos cuidar de nossa alimentação. Sim, uma boa alimentação não é necessidade única do corpo, mas também dos nossos queridos e maravilhosos cabelos. A prova disso está nos próprios produtos que compramos para tratar os cabelos: eles possuem vitaminas e minerais (sintéticos, quase sempre) que encontramos em muitos alimentos, como as vitaminas A, do complexo B, zinco, ferro, enxofre, proteínas, entre outros.
   Se nossa alimentação não for balanceada e rica nestes nutrientes, nossos cabelos se quebrarão facilmente, não crescerão saudáveis e ainda teremos uma descamação do couro cabeludo excessiva.
  Ficaram apavoradas? A solução é simples: alimentação adequada. Você pode encontrar todos esses nutrientes em complexos vitamínicos e minerais vendidos em farmácias, mas não há nada melhor do que o natural que, além de mais seguro e mais barato, ainda engorda menos (que maravilhaaaaaaaaa!!!!!!!!!).  A seguir, posto um resumo sobre alguns nutrientes que são essenciais para a saúde de nosso cabelo:
Vitamina A e carotenóides 
Interrompem a degeneração das células capilares causada pela oxidação; controlam a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo; melhoram a elasticidade do fio e regulam a multiplicação celular.
Onde encontrar: fígado, ovos, leite integral e derivados, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros, como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa, cebolinha e espinafre. 

Pró-vitamina B5 (pantenol ou ácido pantotênico)
Quando aplicada topicamente, penetra rapidamente na raiz e no corpo do cabelo. Através da técnica de microscopia eletrônica, mediu-se o seu efeito e verificou-se que encorpa o fio em até 10% do seu diâmetro normal. O tratamento com pantenol também reduz a queda de cabelo e acelera o seu crescimento.
Onde encontrar: miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, salmão, grãos integrais, germe de trigo. 

Vitamina E 
Ação antirradicais livres; previne danos celulares decorrentes da UV e do envelhecimento; melhora a microcirculação do couro cabeludo; protege de gorduras oxidáveis.
Onde encontrar: óleos vegetais prensados a frio (azeite, por exemplo), ovos, germe de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate, manteiga.


Vitamina F (ácidos graxos essenciais)
A sua carência causa a desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, propiciando o aparecimento da caspa e deixando o fio mais fino e frágil.
Onde encontrar: óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, como salmão, cavala, atum e sardinha. 

Vitamina H (biotina)
Vitamina hidrossolúvel, faz parte da família do complexo B. É um nutriente essencial para o crescimento das células, sua carência altera o ciclo capilar, aumentando o tempo de queda.
Onde encontrar: gema de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, leguminosas, sardinhas, grãos integrais. fitoativos Ricos em ácido oléico, linoléico e fonte protéica. Emolientes, restauram a emulsão protetora do fio, garantindo sua penteabilidade e a homogeneidade.
ENXOFRE.
Ajuda a manter os folículos pilosos em boa saúde.
 
   O cabelo é feito na maior parte de PROTEÍNA, assim uma dieta rica em proteína é o meio mais rápido para incentivar o crescimento do cabelo e prevenir a queda. Ovos e frango são uma grande fonte de proteína para ajudar a produzir queratina. Sem proteína adequada ou com proteína de baixa qualidade, teremos cabelos quebradiços e fracos.
   Além de procurar manter uma alimentação adequada, tomo diariamente um suco para fortalecer meus cabelos. A receita é muito simples:
50 gramas de cenoura (rica em vitamina A, B2 ,B3, cálcio, enxofre, ferro, proteína).
50 gramas de beterraba (rica em proteína, ferro, cálcio, vitaminas A, B1, B2, B5).
1 laranja (rica em vitamina C e antioxidante)
1 colher de linhaça (rica em ácidos graxos – vitamina F).
Açúcar a gosto (se preferir, mel)
   Bater tudo no liquidificador e acrescentar, na hora de tomar, 1 colher de gérmen de trigo (rico em vitamina E e pró-vitamina B5 – pantenol).
   Este suco ainda é muito bom para constipação intestinal por ser riquíssimo em fibras.
  Além desse suco, consumo um ovo (+ de 13 Proteínas -3 g na clara e 3 g na gema-, cálcio vitamina A, ferro, zinco, vitaminas (D, E e K e as do complexo B: B1 – tiamina, B2 – riboflavina, B3 – niacina, B5 – ácido pantotênico, B6 – piridoxina, B9 – ácido fólico e B12 – cianocobalamina), enxofre e biotina.
  Espero que tenham gostado dessa dica. Este é o meu suco, mas você também pode criar o seu, basta usar sua criatividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://alimentesecomsabedoria.blogspot.com.br/2011/04/nutrientes-saude-dos-cabelos.html
http://www2.uol.com.br/cabelos/artigos/o_cabelo_tem_fome_de_que__imprimir.html
http://www.slideshare.net/1950/propriedades-nutricionais-do-ovo

3 comentários:

  1. Amiga estou pra comentar aqui faz tempo!! Quanta coisa boa!! Isso mesmo amiga tô lendo e relendo desde tarde! Hihihihi, muita informação!

    Dicas ótimas!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Nossa belas dicas adorei.
    BeijossssssssSimara

    http://www.plantaodabeleza.com.br/
    http://lojinha-blogchic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. que dicas maravilhosas,amei ... deus te ama ,ta .e tem planos lindos pra realizarna sua vida se voce segui-lo.beijoss

    ResponderExcluir